quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Ação Antrópica

A ação antrópica na natureza sempre aconteceu, desde os tempos antigos até hoje em dia.

Hoje em dia, principalmente, a ação antrópica em relação à natureza é bastante precária, pois o ser humano acaba causando danos à fauna e flora em geral, acabando por levar à extinção plantas e animais, e, por vezes, elevando a população de espécies prejudiciais, como mosquitos transmissores de doenças.

Temos vários exemplos dessas ações humanas.Veja:

- Aquecimento Global

Como sabemos, o aquecimento global sempre existiu e é superimportante, pois sem ele a Terra seria uma bola de gelo.

Hoje em dia, sabemos também que o aquecimento global está se agravando, atingindo um grau de aquecimento prejudicial ao planeta.Agora, está caminhando para, ao invés de uma bola de gelo, uma bola de fogo ( efeitos de comparação simbólicos até o momento) .Isso se dá em grande parte pela ação antrópica.Como?

Derrubada de florestas, alagamento de áreas para construção de usinas de energia, muita fumaça em fábricas e outras ações desse tipo.

-Derrubada de Florestas

Além de influenciar o aquecimento global, a derrubada ou queimada de florestas também pode ser descrito por si só como um outro problema, que ocasiona outros como uma bola de neve (com o aquecimento global, talvez até essa bola de neve derreta...).

Normalmente, extração de madeira (derrubada) é feita, obviamente, no intuito de conseguir madeira para fins comerciais.De acordo com uma pesquisa feita em anos passados, apenas 1 % da madeira extraída é legal e não predatória.Pois, se a madeira é extraída em excesso e não é replantada, bom, daí poderemos começar a nos preocupar com essa situação.

Já as queimadas de florestas, que ocasionam destruição de fauna e flora em massa, são normalmente feitas para criar pasto para as criações de gado.Novamente, existe grande ilegalidade nesses projetos.

- Caça e pesca

Embora a caça de animais seja necessária para a alimentação humana e, claro, de outras espécies de animais (caça de animais por animais), existem as espécies que são ameaçadas de extinção por serem caçadas em excesso, em épocas erradas (épocas de reprodução por exemplo, onde os animais deveriam aumentar seu número).

A pesca também não deveria ser realizada em certas épocas, como a época de desova dos peixes.E, certos peixes muito pequenos deveriam ser lançados de volta a água ao serem pescados.

-Poluição

Outro terrível fator causado pelo homem contra a natureza é a poluição.A maior parte é a industrial, que é nada mais nada menos que os resíduos jogados nos rios e mares e a poluição das chaminés das mesmas, sem contar o lixo radioativo, que é superdifícil de ser descartado.

Outro tipo de poluição terrível, mas que está presente no nosso dia-a-dia, é a poluição cotidiana ou residencial.O lixo de nossas casas, o papel de chiclete que jogamos nas ruas (lixeiras são para se jogar lixo, sabia?) e coisas assim.Isso mesmo, a triste realidade é que todos nós somos poluidores de primeira.

Existem vários outros exemplos da ação antrópica prejudicial à natureza.

Falemos agora sobre a extinção de espécies que, por tabela, tudo tem a ver com a ação antrópica na natureza.

Extinção em biologia e ecologia é o total desaparecimento de espécies, subespécies ou grupos de espécies. O momento da extinção é geralmente considerado sendo a morte do último indivíduo da espécie. Em espécies com reprodução sexuada, extinção de uma espécie é geralmente inevitável quando há apenas um indivíduo da espécie restando, ou apenas indivíduos de um mesmo sexo. A extinção não é um evento incomum no tempo geológico - espécies são criadas pela especiação e desaparecem pela extinção.

A extinção também é uma questão de escala geográfica. A extinção local é a extinção de uma população em uma determinada região e não necessariamente de toda a espécie. Isso, em biogeografia, é um fator importante no delineamento da distribuição geográfica das espécies. Eventos de vicariância e de mudanças climáticas, por exemplo, podem levar a extinção local de populações e, assim, configurar os padrões de distribuição das espécies.

Atualmente muitos ambientalistas e governos estão preocupados com a extinção de espécies devido à intervenção humana. As causas da extinção incluem poluição, destruição do habitat, e introdução de novos predadores. Espécies ameaçadas são espécies que estão em perigo de extinção. Extintas na natureza é uma expressão usada para espécies que só existem em cativeiro.”

Fonte : http://pt.wikipedia.org/wiki/Extin%C3%A7%C3%A3o

Esta é uma Lista de animais extintos nas Américas:

Mamute-lanoso (Mammuthus primigenius) - EUA

Dugongo-de-steller (Hidrodamalis gigas) - Alasca

Pato-do-labrador (Camptorhynchus labradorius) - Canadá

Periquito-da-Carolina (Conuropsis carolinensis) - EUA

Warrah (Dusicyon australis) - Ilhas Malvinas

Vison-marinho (Mustela macrodon) - Canadá

Onça-do-Arizona (Panthera onca arizonensis) - EUA

Mergulhão-de-atitlan (Polidymbus gigas) - Guatemala

Carcará-de-guadalupe (Polyborus lutosus) - Ilha de Guadalupe, México

Pombo-passageiro (Ectopistis migratorius) - América do Norte

Arara-vermelha-de-cuba (Ara tricolor) - Cuba

Foca-monge-das-caraíbas (Monachus tropicalis) - Caribe

Fonte :

http://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_animais_extintos_nas_Am%C3%A9ricas

Existem também o aumento de certas populações de animais causadas pelos seres humanos.Achou um ponto positivo nisso? Veja um exemplo famoso, o mosquito da dengue (Aedes Aegypt).Parece que nem todas as espécies deveriam ter seu numero aumentado.Até as mais normais, pois isso pode causar desequilíbrio na Biosfera e nos Ecossistemas.Um simples coelho ou pardal, que seja, pode trazer problemas se tiver seu número muito reduzido ou muito maximizado.

Resumindo e retomando tudo, a ação antrópica, ou seja, a ação humana com efeitos sobre e na natureza sempre existiu, e sempre teve consequencias nem sempre agradáveis.

78 comentários:

  1. o que e açao antropica? e efeitos sobre a natureza.reduzido ..............................

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é, é mesmo! um super resumo,
      "tudo aquilo que se resulta da atuação humana sobre determinado espaço".
      Resumex...

      Excluir
    2. é todo espaço natural em que o ser humano muda,para melhor ou para pior

      Excluir
    3. Ações antrópicas são ações praticadas de forma devastadora pelo ser humano. Que possa afetar o ambiente natural e seu estado.

      Excluir
  2. me ajudou bastante na pesquisa

    ResponderExcluir
  3. Muito Bom!!Estão de Parabéns!!!!
    È isso mesmo,vamos parar de agir como se nada estivesse acontecendo,vamos nos conscientizar que as coisas se não melhoradas irão piorar cada vez mais!
    Beijão.

    ResponderExcluir
  4. A ação antrópica está cada vez agravando mais a situação do planeta em que vivemos. Acredito que nós, os seres humanos, não salvaremos o planeta. Se nós quisessemos realmente salvar o lugar em que moramos TODOS fariam com que revertessemos a situação. Mas não adianta apenas uma parte do planeta se mobilizar. Infelizmente os nossos netos, ou até mesmo os nossos filhos sofrerão as consequencia de uma vida de luxos desnecessário que gastam e poluem o hambiente.

    ResponderExcluir
  5. é verdade , nao quero ném imaginar o que vai aconteçer quando o mundo estiver acabando

    ResponderExcluir
  6. brigada. salvou minha nota haha

    ResponderExcluir
  7. VCS ESTAO DE PARABÉNS!! ME AJUDOU BASTANTE NA PESQUISA DE GEOGRAFIA BRIGADA...

    ResponderExcluir
  8. o que vc quiz dizer que com "a ação antropica em relação a natureza está bastante precaria"
    acho que vc quiz dizer que está muito intensificada "sujestão troque a palavra na sua postagem

    ResponderExcluir
  9. usteres me ajundaram mucho . gracias.

    ResponderExcluir
  10. parabens gente, vcs sao mto bons!!!!

    ResponderExcluir
  11. Vlw era isso que eu precisava,recuperei minha nota,BRIGADAO :)

    ResponderExcluir
  12. Recuperei minha nota por isso ae valeeeeeeu :d

    ResponderExcluir
  13. Copiei pro trabalho, perfeito e completo, amei o texto.
    brigada. salvou minha nota haha²

    ResponderExcluir
  14. pretendo abrender mais sobre antrópia e estou adorando o comentario

    ResponderExcluir
  15. eu adorei me ajudou bastante na aula de geografia

    ResponderExcluir
  16. O texto possui uma linguagem clara e simples que me ajudou a esclarecer algumas dúvidas.

    ResponderExcluir
  17. ANONIMO DISSE...
    adorei a explicaçâo.

    ResponderExcluir
  18. resultado da ação antropica que produz uma transformação positiva e outra negativa

    ResponderExcluir
  19. Na minha opinião a ação antrópica sobre a natureza sempre existiu e sempre irá existir, porque afinal de contas tudo que temos e usamos vem da natureza. Sabemos que é prejudicial ao planeta mas é uma coisa necessária, o que podemos fazer para diminuir os impactos ambientais e amenizar a situação é diminuir o excesso de uso. COMO? Todos sabemos que tudo que é demais acaba fazendo mal tanto para o ser humano como para o planeta, neste caso faz mal para os dois, então temos que usar sem abusar! Essa é a minha dica para a galera que está a fim de fazer a diferença! Por: Letícia

    ResponderExcluir
  20. Há um grupo de cientistas defendendo que a poluição e outras transformações antrópicas não passam de um processo natural, assim como qualquer outra espécie que habita ou já habitou o planeta. Claro que é questionável. Se somos capazes de reconhecer os danos dentro das nossas ações e das de outros animais, por que nao manter um controle visando a garantia da existencia?

    ResponderExcluir
  21. É uma discussão atualíssima e pertinente. Seria ótimo se alguns figurões gananciosos que querem transformar tudo o que vêem em dinheiro participassem dessa conversa..Parabéns para a equipe organizadora.

    ResponderExcluir
  22. O que é ação antrópica?
    Vim nesse site pra saber.

    ResponderExcluir
  23. ficou muito otimo o trabalho e as imagens de voces ,estao de parabens !!!!!

    ResponderExcluir
  24. Esse site é bem suspeito...

    ResponderExcluir
  25. q bom ajudou em nadaaaaaaaaaaaaa!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  26. adorei vcs sao d+. ajudaram muito no meu dever

    ResponderExcluir
  27. AÇAÕ ANTRÓPICA É CAUSADA PELO HOMEM OU SEJA, O HOMEM CAUSA DANOS A NATUREZA LEVANDO A EXTINÇÃO DE ANIMAIS E PLANTAS OU MUDANDO CURSOS DE LAGOS RIOS, TEMOS QUE TER RESPONSABILIDADE QUANTO S QUESTÕES AMBIENTAIS PORQUE AS GERAÇÕES FUTURAS NÃO TEM CULPA DOS ERROS QUE COMETEMOS NO PASSADO.

    ResponderExcluir
  28. O AQUECIMENTO GLOBAL NÃO É IMPORTANTE PARA A TERRA O QUE É IMPORTANTE É O EFEITO ESTUFA, ELE AJUDA AQUECER A TERRA, SÓ QUE HOJE POR CAUSA DO AQUECIMENTO GLOBAL DEVIDO A POLUIÇÃO CAUSADO PELOS GASES PRINCIPALMENTE O CO2 O PLANETA ESTA CADA VEZ MAIS QUENTE O QUE PODE COMPRAMETER A QUALIDADE DE VIDA DE VARIOS ANIMAIS E PLANTAS PODENDO LEVAR A EXTINÇÃO VÁRIAS ESPÉCIES.

    ResponderExcluir
  29. Eu queria saber quais são as transformações positivas das ações antrópicas ! Podem postar por favor !!! ???

    ResponderExcluir
  30. meu deus vc n sabe o que é antrópica eu so tenho 12 anos e ja entendi

    ResponderExcluir
  31. O que um Engenheiro Florestal pode fazer para diminuir as ações antrópicas?

    ResponderExcluir
  32. A pesquisa esta incompleta!!!!!!!!!!!11

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. e dai vc foi a única q ñ gostou

      Excluir
    2. desculpa querida fui eu quem escrevi isso é porque eu tô estressada

      Excluir
  33. Gostei desse blog pois me clareou as ideias a respeito do tema o qual estou elaborando um trabalho. Valeu, logo publicarei o meu também, ai quem sabe pode ajudar outras pessoas.

    ResponderExcluir
  34. Esse texto sobre Ação Antrópica nos ajudou muito no nosso trabalho.Estão de parabens por esse texto pois está bem esplicado e detalhado.
    A escola Adventista de Jacobina estará realizando NO mês de novembro a FECON(FEIRA DE CONHECIMENTO).
    Estão todos convidados para esse evento muito importante que esta falando sobre o meio ambiente!!
    Tchau, beijão!...

    ResponderExcluir
  35. eu só queria lembrar que ainda ñ sabemos a data da fecon da escola adventista de jacobina mas,em breve postaremos. beijos.

    ResponderExcluir
  36. Quem mantem esse blog está na 7ª serie?! Pois o aquecimento global nem sempre existiu, e nem é essencial à terra ... isso é efeito estufa!

    ResponderExcluir
  37. sara silva alves barbosa25 de outubro de 2012 às 15:01

    voceis avisem o ser humano que tenha um pouco mais de relação com a naturesa fasendo favor..

    ResponderExcluir
  38. que legal adoreiiiiiiiii!

    ResponderExcluir
  39. Que irônico eu aqui preocupada em terminar minha lição de Geografia que é achar 5 transformações que o homem faz na natureza e nem me dou conta que eu estou gastando a energia envés de economizala e as pessoas nem se dão contade que o planeta é importante quer saber de uma coisa SE VCS NÃO FIZEREM NADA E O MUNDO ACABAR NÃO FIQUEM SE LAMENTANDO PQ QUEM MANDA MACHUCAR O PLANETA DESTRUINDO-O? O mundo só n acabou ainda pq Deus talvez tenha alguma esperança de que as pessoas vão se consientizar que o planeta nós temos para cuisar não para destrui-r!!! capiche?

    ResponderExcluir
  40. A accao antropogenica e causado pelo ser humano onde degrada a si mesmo e o restantes dos seres vivos,
    visto que o homem pensa que destruir arvores ta fazer bem enquanto que esta degradando a fauna e os animais com muita probablidade de extinguir. Caros Universitarios vamos ajudar a sociedade e a combater contra este mal.

    ResponderExcluir
  41. Existem partes do texto erradas como:
    O aquecimento global não é importante, o que ele no inicio chama de aquecimento global, chama-se de efeito estufa, Seu agravamento que é o aquecimento global

    ResponderExcluir
  42. Gostei bastante, me ajudou muuito na pesquisa!
    Mas quantos "anônimos" são esses? deem as caras!
    parabéns, texto ótimo!

    ResponderExcluir
  43. Muito bom esse texto.... mais e ação antrópica sobre a cobertura vegetal???????????????

    ResponderExcluir
  44. ôlá tudo bêm?????? êû qûêrîâ dîzêr qûê êû â-m-ê-i êssê têxtô pêssôâs sêêêênsûûûâââîîssss xêêêêrôô <:*

    ResponderExcluir
  45. Me ajudou a estudar para minha prova de geografia !

    ResponderExcluir
  46. Muito bom me ajudo muito!Gostei!!

    ResponderExcluir
  47. Se podemos usar a palavra antropica para outra situação lembro quando pia, há 50 anos , perto da casa de meus pais em Campinas Chapada/Rs, havia um grupo de pessoas talvez 10 a 15 familias que viviam fazendo tramas e palanques para fazendeiros fazrem suas cercas. A mono agricultura plantiu de soja tomou conta da região e os moradores do local ficaram sem empregos, os velhos morreram e seu filhos foram embora, hoje, poucos anos não tem nenhum morador mais, restando apenas uma pequena casa no canto do mato do ultimo morador que morreu no ano passado. Isso não é a extinção de floresta e ou de animais selvagens, mas sim de uma espécie de seres humanos que veviam de uma maneira bem premetiva e que hoje só se encontra na lembrança. O local era denominado Linha Cavaco pela enorme quantidade de rejeitos de cavaco produzindo na arte de produzir tramas e palanques redondos. Nelson

    ResponderExcluir
  48. O texto me ajudo muito, em meu trabalho, parabens..e obrigada..

    ResponderExcluir
  49. gostei muito,vcs fazem um otimo trabalho me ajudou muito
    estao de parabens

    ResponderExcluir
  50. que trabalho foi este guria
    sem comentarios para ti

    ResponderExcluir
  51. Parabéns , vc eh mt inteligente .

    ResponderExcluir
  52. valando a verdade eu adorei era pra amanha e voce me ajudou

    ResponderExcluir
  53. Com 8 anos um noticiario na TV preto e branco relatava a exploração da Amazonia, em 16/08/2015 completo 50 anos os relatos continuam. Simples assim

    ResponderExcluir
  54. quais sao as acoes antropicas que ajudam a preservar a biodiversidade?

    ResponderExcluir
  55. Aquecimento Global sempre existiu?! Não, não, não. Vocês estão confundindo Aquecimento Global com Efeito Estufa. "Aquecimento global é o processo de aumento da temperatura média dos oceanos e do ar perto da superfície da Terra causado pelas emissões humanas de gases do efeito estufa, amplificado por respostas naturais a esta perturbação inicial, em efeitos que se autorreforçam em realimentação positiva."

    ResponderExcluir
  56. Aquecimento Global sempre existiu?! Não, não, não. Vocês estão confundindo Aquecimento Global com Efeito Estufa. "Aquecimento global é o processo de aumento da temperatura média dos oceanos e do ar perto da superfície da Terra causado pelas emissões humanas de gases do efeito estufa, amplificado por respostas naturais a esta perturbação inicial, em efeitos que se autorreforçam em realimentação positiva."

    ResponderExcluir
  57. muito bom. parabéns para quem escreveu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. me perdoe acabei de ler e tem muito o que corrigir

      Excluir