quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Agrotóxicos

Na tentativa de defender a agricultura contra pragas que atacam as plantações, os agrotóxicos foram criados.


A utilização de agrotóxicos teve inicio na década de 20 e, durante a segunda guerra mundial, eles foram utilizados até como arma química. No Brasil, a sua utilização tornou- se evidente em ações de combate a vetores agrícolas na década de 60. Alguns anos depois, os agricultores foram liberados a comprar este produto de outros países.

Quando bem utilizados, os agrotóxicos impedem a ação de seres nocivos, sem estragar os alimentos. Porém, se os agricultores não tiverem alguns cuidados durante o uso ou extrapolarem no tempo de açãodos agrotóxicos, estes podem afetar o ambiente e a saúde.

O Brasil é hoje um dos maiores compradores de agrotóxicos do mundo e as intoxicações por estas substâncias estão aumentando tanto entre os trabalhadores rurais que ficam expostos, como entre pessoas que se contaminam através dos alimentos. Alguns estudos já relataram a presença de agrotóxicos no leite materno, o que poderia causar defeitos genéticos nos bebês nascidos de mães contaminadas.

O que são?

Os agrotóxicos são substâncias químicas (herbicidas, pesticidas, hormônios e adubos químicos) utilizadas em produtos agrícolas e pastagens, com a finalidade de alterar a composição destes e, assim, preserva-los da ação danosa de

seres vivos ou substâncias nocivas.

Em que alimentos podem ser encontrados?

Eles podem ser encontrados em vegetais (verduras, legumes, frutas e grãos), açúcar, café e mel. Alimentos de origem animal (leite, ovos, carnes e frangos) podem conter substâncias nocivas que chegam a contaminar a musculatura, o leite e os ovos originados do animal, quando ele se alimenta de água ou ração contaminadas.

Males à natureza e perigos à saúde

Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), o uso intenso de agrotóxicos levou à degradação dos recursos naturais - solo, água, flora e fauna -, em alguns casos de forma irreversível, levando a desequilíbrios biológicos e ecológicos.

Além de agredir o ambiente, a saúde também pode ser afetada pelo excesso destas substâncias. Quando mal utilizados, os agrotóxicos podem provocar três tipos de intoxicação: aguda, subaguda e crônica. Na aguda, os sintomas surgem rapidamente. Na intoxicação subaguda, os sintomas aparecem aos poucos: dor de cabeça, dor de estômago e sonolência. Já a intoxicação crônica, pode surgir meses ou anos após a exposição e pode levar a paralisias e doenças, como o câncer.

Fonte: http://cyberdiet.terra.com.br/cyberdiet/colunas/020412_nut_agrotoxicos.htm

15 comentários:

  1. uma merda,um lixo,um coco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ou seja, essa matéria é tudo que você é. :)

      Excluir
    2. Você é um MANEZÃO, ele só deu a opinião dele, respeita o mané! quem garante que vc não tudo isso tbm?

      Excluir
  2. Parabéns as pessoas que escreveram essa matéria, muito boa me ajudou muito vlw

    ResponderExcluir
  3. Me ajudou muito ♫♪♪♫

    ResponderExcluir
  4. muitas informações em pouco texto. muito boa a matéria.

    ResponderExcluir
  5. adorei resumo bom em kkkkk

    ResponderExcluir
  6. porque os agrotoxicos sao para a lavoura

    ResponderExcluir
  7. Muito bom, pena existirem pessoas que não respeitam as opiniões de outras!

    ResponderExcluir
  8. ajudo vlw amigo q eu n conheço

    ResponderExcluir